A revista Istoé de 05-06-2013 traz na capa a sra. Zíbia Gasparetto, famosa " médium" que mesmo os não espíritas do brasil já ouviram falar. A reportagem fornece considerações interessantes sobre a vida e obra dessa senhora. É interessante que ela afirme na reportagem que não tem religião e que distanciou-se dos kardecistas clássicos da Federação Espírita do Brasil, o que mostra que de fato o dogmatismo da FEB já está causando danos mesmo entre suas fileiras.
Eu particularmente tenho apreço por Zíbia pois suas obras, sejam psicografadas ou apenas invenção, ajudaram milhões de pessoas em suas vidas, já que trazem explicações, conforto e esperança, dentro do Espiritismo, para todos os leitores. O saldo positivo não pode ser desconsiderado, eu lembro que uma vez eu estava com grandes problemas pessoais e encontrei conforto no famoso livro dela " O Amor venceu" .
Conceitos como reencarnação, espíritos bons e " ruins" , noções elementares, Zíbia teve o mérito de apresentar isso a muitas pessoas que jamais iriam ler Allan Kardec.
Considerando a situação planetária atual, com a terrível guerra entre forças da luz e forças das trevas, os romances de Zíbia muito contribuíram para mostrar as pessoas a realidade do mundo espiritual
Não obstante, Zíbia parece ter a atitude de valorizar os bens materiais e o dinheiro de uma forma pouco espírita, e pouco espiritualista. Diz na reportagem que sua família mantem uma associação filantrópica, uma fundação, mas o nome é do marido dela. Logo, não encontrei na reportagem nada que indique que essa senhora, que tanto falou sobre o amor e caridade, pratique o mesmo : alguém com o poder econômico dela poderia ajudar beeeeeeeeeeeemmmmm mais, de fato, muuuuuuuuuuuito mais. Ela diz " estou fazendo bom uso dele" ( do dinheiro) , ora, será mesmo ??
A lei da Ação e reação, o Karma, não engloba apenas aquilo que fazemos de bom ou ruim, mas também aquilo que deixamos de fazer ( tendo oportunidade de fazê-lo). Noutras palavras, se ela acha que usar todo o dinheiro que tem apenas para manter uma pequena e desconhecida fundação,( aliás acho que quem mantém é o marido dela...), tendo a chance de fazer beem mais, não está fazendo bom uso do dinheiro, pelo menos não do ponto de vista de um teósofo, como eu, ou de um eventual leitor kardecista ou espiritualista.
O melhor exemplo de caridade foi de Chico Xavier, que abriu mão dos direitos autorais e mandou tudo o que recebia para a caridade. Só que Zíbia teve a audácia de dizer para a revista que Chico confessou a ela que tinha se arrependido disso. Sinceramente, me parece que Chico jamais teria dito isso, e a senhora Zíbia não apresentou prova algum de que ele realmente o tenha feito. Acredito que ele disse algo que ele interpretou de maneira um pouco equivocada.
Chico Xavier foi um exemplo de moral para todas as pessoas, não só espíritas, mas de todas as religiões. Ele só vivia de seu emprego de, salvo engano, ferroviário, uma aposentadoria. E JAMAIS teria se arrependido de ter feito o bem. JAMAIS isso aconteceu. JAMAIS alguém falou isso. JAMAIS Zíbia provou isso. E JAMAIS a FEB ou os espíritas vão aceitar isso.
A verdade é que Zíbia está em desacordo com os preceitos espirituais, espiritas e espiritualistas ao angariar todo aquele dinheiro e não ajudar praticamente a ninguém.
Ela poderia manter mais uma fundação, algo para ajudar crianças carentes, idosos, ou meio ambiente. E o que concluimos da reportagem ??
Que ela criou um Império financeiro. Que ela não ajuda as pessoas tanto quanto poderia. Que ela falou isso do Chico num grande equívoco de interpretação.
Ora, não existe lei que me obrigue a acreditar no que ela diz. Jamais considerarei pecado a idéia de ganhar dinheiro com uma obra psicografada, mas, UM IMPÉRIO FINANCEIRO ?? Não está meio exagerado não ???
Viver bem e confortavelmente não é pecado, mas, considerando os recursos disponiveis, será que ela não poderia fazer muito mais ??
O karma da não ação ( oportunidade perdida) também entra na conta, de todos nós.
Se ela acha que está fazendo bom uso do dinheiro, ok, é a visão dela. Eu discordo, acho que ela deveria fazer bem mais. E que não deveria falar essas coisas do Chico Xavier, que foi uma alma muito humilde que ajudou a todo mundo, E NÃO PRECISOU CRIAR UM IMPÉRIO FINANCEIRO OU VIVER EM PALÁCIOS.
Não estou dizendo que ela não pode viver confortavelmente, claro que pode. Mas poderia fazer mais. Poderia ajudar crianças órfãs, criar uma creche, ajuda-las a crescer. Eu aqui sou um mero assalariado, não posso fazer isso, nem a maioria dos leitores, mas ELA PODE.
Então, me perdoem os fãs incondicionais dela, mas eu não acredito realmente que exista um espírito de luz ( o suposto Lucius) narrando obras a ela, pois ele já a teria alertado : ""Use seu dinheiro para ajudar mais e não se preocupe em construir palácios para si mesma...""
Quem me dera, por exemplo, ter recursos para fazer uma ONG ambiental, comprar terras devastadas e reconstruir biomas destruidos, poxa, bem que eu queria ter essa chance. Mandaria reintroduzir espécies ameaçadas, recuperar nascentes e despoluir rios, adoraria ter a chance de fazer isso. Eu também quero criar um Império, só que de árvores... kkkkkkkkkkk !!
Enfim, Zíbia tem o próprio Karma, não cabe a mim julga-la, não obstante, eu discordo das idéias dela. Ela tem méritos, mas creio que tem conceitos que deveria revisar.
Quem ler a reportagem vai tirar aliás conclusões bem mais radicais do que eu...
Paz e Luz a todos !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário