EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE NAVIOS DE GUERRA. A CLASSIFICAÇÃO OCIDENTAL SEGUE ALGUNS PARÂMETROS QUE, AO LONGO DO TEMPO, FORAM MUDANDO. OS RUSSOS USAM PADRÕES MEIO DIFERENTES, ISSO CAUSA CERTA CONFUSÃO. VEJAMOS OS NAVIOS COMO SÃO CLASSIFICADOS, DOS MENORES AOS MAIORES :
1) NAVIO PATRULHA : ESSE TIPO DE NAVIO EQUIVELAE UM PEQUENO IATE ARMADO. SÃO UTILIZADOS PARA PATRULHAS DE RIOS OU PARA A PROTEÇÃO E VIGILÂNCIA DA COSTA.
2) LANCHAS TORPEDEIRAS E BARCOS LANÇA MÍSSEIS : ESSES NAVIOS PORTAM GRANDES MISSEIS OU TORPEDOS PARA ENFRENTAR NAVIOS INIMIGOS. SÃO UM POUCO MAIORES QUE BARCOS PATRULHA E MAIS ARMADOS.
3) CORVETAS : ESSE TIPO DE NAVIO PODE IR DE 600 TONELADAS ATÉ 2000, DAÍ A CONFUSÃO ENVOLVIDA. A CORVETA É UM NAVIO MAIS ARMADO QUE SIMPLES LANCHAS TORPEDEIRAS, EM GERAL LEVAM CANHOES PEQUENOS, MISSEIS, RADARES E SONARES. ALGUNS TIPOS CHEGAM AS 2000 TONELADAS, COMO AS STEREGUYSCHY RUSSAS, ( MAS A OTAN, DEVIDO A ESSA TONELAGEM AS CLASSIFICA COMO FRAGATAS). CORVETAS SÃO BEM MAIS CARAS, E O BRASIL MAL CONSEGUE FAZER UMA SEM TER DIFICULDADES...
(acima a classe de corvetas russa Stereguischy)
4) FRAGATAS. A FRAGATA É BEM MAIOR, DAS 2000 AS 5000 TONELADAS EM MÉDIA. É UM NAVIO COM PORTE OCEÂNICO, LEVAM HELICOPTEROS E PORTAM ARMAMENTO MÉDIO, AS VEZES ATÉ MÍSSEIS DE LONGO ALCANCE. PODEM ATÉ SEREM NAU CAPITANIAS. NOS TEMPOS DA SEGUNDA GUERRA NÃO TIVERAM GRANDE IMPORTANCIA, MAS COM OS MODERNOS RARADES E MISSEIS, AS FRAGATAS ESTÃO ASSUMINDO MISSÕES QUE ANTES SO PODIAM SE DESEMPENHADAS POR DESTROIERES.
( acima uma Fragata russa classe Krivak 5 )
5) DESTROIERES : OS DESTRÓIERES SEMPRE FORAM DE IMPORTÃNCIA MILITAR ENORME. NA PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAIS DESEMPENHARAM PAPÉIS CHAVE, MAS NA ÉPOCA SEU TAMANHO ERA LIMITADO. MODERNAMENTE, A TONELAGEM DELES AUMENTOU CONSIDERAVELMENTE, TANTO QUE ALGUMAS MARINHAS CLASSIFICAM NAVIOS DE 8000 TONELADAS COMO DESTROIERES ( SENDO QUE NOUTRA VISÃO ESSE TIPO DE NAVIO JÁ SERIA UM CRUZADOR...). O BRASIL POR EXEMPLO NÃO TEM RECURSOS PARA MANTER DESTROIERES MODERNOS, MAS JÁ TEVE DESTROIERES USADOS DOS NORTE AMERICANOS DA EPOCA DA SEGUNDA GUERRA. ATUALMENTE DESTROIERES SÃO NAVES DE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL.
(acima : O destróier Russo classe Udaloy II Admiral Chabanenko é um dos mais poderosos do mundo)
6) CRUZADOR LEVE : ESSE TIPO DE NAVIO, QUE EXISTIA NA PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ERA MAIOR QUE OS DESTROIERES DA EPOCA, E FOI INTENSAMENTE UTILIZADO. CARECIAM ENTRETANTO DE BLINDAGEM E PODER DE FOGO SUPERIORES. ATUALMENTE NENHUM CRUZADOR SE CLASSIFICA COMO CRUZADOR LEVE, É UM TERMO JÁ EM DESUSO.
(Cruzador leve Koln, alemão, da Segunda Guerra)
7) CRUZADORES PESADOS : NAVIOS DE TONELAGEM BEM SUPERIOR, DAS 10.000 TONELADAS PARA CIMA. PORTAVAM ARMAMENTO PESADO,, COM CANHOES DE OITO POLEGAS ATÉ 12 POLEGADAS, E MISSEIS NO PÓS GUERRA.
( acima o cruzador pesado alemão Prinz Eugen, da classe Hipper. Esse navio sobreviveu a guerra e hoje está emborcado, mas com parte do casco aind aa tona, no atol de Kwajalein, no Pacífico. É a única grande belonave de marinha alemã da segunda guerra ainda " a tona ", e está relativamente bem preservado .)
8) CRUZADOR DE BATALHA : NAVIOS CAPITAIS AINDA MAIORES QUE OS CRUZADORES PESADOS, TINHAM ARMAMENTO DE ENCOURAÇADOS ( CANHOES DE 11, 14 E MESMO 15 POLEGADAS). ATUALMENTE OS KIROVs DA RÚSSIA SÃO OS ÚNICOS CRUZADORES DE BATALHA EXISTENTES, E OS MAIS PODEROSOS NAVIOS DE SUPERFÍCIE CLÁSSICOS AINDA A NAVEGAR. O CUSTO DESSE TIPO DE NAVIO É IMENSO, E ELES SÃO CAPAZES DE ENFRENTAR FROTAS INIMIGAS INTEIRAS, SOZINHOS, SE NECESSÁRIO. NÃO OIBSTANTE, CRUZADORES DE BATALHA NUNCA TIVERAM BLINDAGEM PESADA, SENDO QUE NA HISTÓRIA, PERDERAM PARA ENCOURAÇADOS. MÉDIA DE 30.000 TONELADAS.
(acima : o cruzador de Batalha alemão Scharnhost foi um dos mais implacáveis inimigos da Marinha Inglesa, afundando em 1943 depois de uma batalha em que foi cercado por navios inimigos e massacrado, mas, disparando seus canhões até o fim)
9) ENCOURAÇADOS : NAVES GIGANTESCAS, COM MEDIA DE 35.000 TONELADAS PARA CIMA, PORTAVAM ARMAMENTO DE CANHOES DE 11 POLEGADAS ATE 18 POLEGADAS. EXTREMAMENTE BLINDADOS, DOMINARAM A GUERRA NAVAL ATÉ 1941, QUANDO FORAM SUPLANTADOS PELOS PORTA-AVIÕES. SOMENTE OS ESTADOS UNIDOS AINDA OS POSSUEM, JÁ NA RESERVA OU COMO NAVIOS MUSEUS. MODERNAMENTE, AINDA SÃO UTEIS PARA BOMBARDEIO DE LITORAL DE BAIXO CUSTO. O CERNE DO ENCOURAÇADO SÃO SEMPRE SEUS GRANDES CANHÕES. O FAMOSO NAVIO ALEMÃO BISMARCK, E O JAPONÊS YAMATO, ERAM ENCOURAÇADOS. O YAMATO E SEU IRMAO MUSASHI FORAM OS MAIORES A SEREM CONSTRUIDOS, MAS PERECERAM VITIMAS DO PODER AÉREO NORTE AMERICANO, O QUE PROVOU A TESE DE QUE O PODER AERONAVAL ERA SUPERIOR.
( acima o poderoso Bismarck alemão, navio lendário e famoso. )
( ACIMA UMA DRAMÁTICA VISÃO REAL DO PODEROSO YAMATO, EM SUA ÚLTIMA BATALHA, NA QUAL ENFRENTOU QUASE 400 AVIÕES NORTE AMERICANOS AO MESMO TEMPO !! OBSERVEM OS DANOS NO NAVIO E SUAS MANOBRAS PARA TENTAR ESCAPAR DAS BOMBAS QUE EXPLODEM A SUA VOLTA. EMBORA NÃO SEJAM VISIVEIS, O NAVIO DISPARAVA INTENSAS RAJADAS ANTI-AÉREAS PARA TENTAR DETER A AVALANCHE QUE JOGARAM EM CIMA DELE...)
10) PORTA AVIÕES : ESSES NAVIOS, CUJA TONELAGEM VARIA DE 10.000 ATÉ 70.000 TONELADAS, POSSUEM UM CONVÉS LIMPO, APENAS PÓRTANTO AERONAVES QUE O USAM PARA POUSAR E DECOLAR. NAVES QUE DOMINAM A GUERRA NAVAL ATUALMENTE, SÃO O NUCLEO DO PODER NORTE AMERICANO NO MUNDO. SEUS CUSTOS SÃO DANTESCOS, RARAS MARINHAS OS CONSEGUEM MANTER. O PORTA AVIOES TRANSFERIU O PODER DOS ANTIGOS CANHÕES PARA AS BOMBAS E TORPEDOS DOS SEUS AVIÕES.
acima porta aviões Nimitz, dos USA, navio tão grande que tem até um supermercado lá dentro !!
acima o Porta aviões russo Kusnetsov é classificado na Rússia como Cruzador-Porta aviões, já que porta muitas armas convencionais no casco, uma exceção no mundo dos Porta aviões)
11) SUBMARINOS, QUE SERÃO ABORDADOS EM OUTRO ARTIGO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário