Continuando com a série de grandes nomes russos, apresento hoje dois pouco conhecidos no ocidente, mas de grande importância para suas áreas. Um deles era Aleksandr Ilin-Jenevski, um enxadrista ( jogador profissional de Xadrez) que nasceu em São Petersburgo em 1894 e morreu na mesma cidade, chamada então, na época, de Leningrado, em 1941, vítima dos bombardeios nazistas)
Ele era um jogador de nome internacional e um grande analista, tendo conquistado inúmeras vitórias nos campeonatos da época, já afirmando a conhecida genialidade russa no Xadrez. ( fonte : Larousse). Deixo aqui minha humilde homenagem a quele que foi um grande representante da inteligência de seu povo.
O outro nome que é pouco lembrado hoje é o de Andrei Andreievitch Markov, matemático russo que nasceu em Riazan em 1856 e faleceu em São Petersburgo ( a mesma Leningrado) em 1922. Ele foi um discípulo de Tchebychev, e dedicou-se ao cálculo das probabilidades. Em 1907, ele foi levado a considerar um tipo de relação, denominado processo ou cadeias de Markov, no qual a lei da probabilidade não de toda a evolução anterior dos sistemas, mas do valor assumido num instante determinado. Ele também introduziu a estatística na macrolinguística ( 1913), analisando não apenas a frequencia das palavras, mas tambem a frequencia do encadeamento das palavras.
Mas para que diabos serve uma cadeia de Markov ? Simples , exemplo da wiki : Imagine um país onde só seja possível estar em três classes sociais, denominadas estados: A, B ou C. Em cada período de tempo, a probabilidade de uma pessoa mudar de um estado para outro é constante no tempo e só depende dos estados. Este processo é chamado de cadeia de Markov ( quem é da área de estatística, sociologia, ciências sociais, geografia humana e matemática usa isso frequentemente).
Noutras palavras, diversas ciências modernas que lidam com estatísticas e probabilidade ( essas coisas de " por cento" que vemos na tv toda hora, chances disso, chances daquilo, etc.) devem parte de seu desenvolvimento a esse matemático russo. A tradução de línguas antigas, de povos perdidos, também deve muito a ele, já que graças a seu trabalho, foi dada contribuições para decifrar a História de povos que deixaram escrita, como os sumérios, e babilônicos. ( relação entre a fala de uma comunidade e os costumes de seus falantes.).
Enfim, dois nomes russos que ajudaram a construir o mundo moderno, e que merecem ser lembrados.
Ahh quem dera eu ter o cérebro deles !!! kkkkkkkk !!
Paz e Luz a todos !
( fontes : Wikipedia e enciclopedia Larousse).
Nenhum comentário:
Postar um comentário