quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Deus segundo a Teosofia

QUAL O CONCEITO TEOSÓFICO DE DEUS ?  A MELHOR RESPOSTA ENCONTRA-SE NO LIVRO " GLOSSARIO  TEOSOFICO"  DE HELENA BLAVATSKY, LOGO NA CAPA, ESTÁ O CONCEITO DE DEUS :
" DEUS ( Theos, em grego, Deus, em latim) - O Ser supremo e inefável, incompreensivel para a inteligencia humana, e que cada um representa à sua maneira, chegando até ao ponto de lhe atribuir imperfeições humans. " A Teosofia - diz H P Blavatsky - não  acredita no Deus bíblico nem no Deus dos cristaos. Rechaça a idéia de um Deus pessoal, extracósmico e antropomorfico, que não é mais do que uma sombra gigantesca do homem e não, certamente, do melhor...O Deus da teologia é um ninho de contradições e uma impossibilidade lógica... Acreditamos em um Princípio divino universal, a raiz de Tudo, do qual tudo procede e no qual tudo se absorverá no final do grande ciclo do Ser... É absoluto, infinito; está em todas as partes, em cada átomo do Cosmo, tanto visível quanto invisível, dentro, acima e ao redor  de cada átomo indivisivel e de cada molecula  divisivel, porque Ele é o misterioso poder de evolução e involução, a potencialidade criadora, onipresente, onipotente e também onisciente. É pensamento absoluto, Existência absoluta; é a Seidade ( be-ness), um não Ser... Em seu simbolismo, a Divindade é uma esfera se circunferencia e seu unico atributo é Ele Próprio ( Chave da Teosofia, 61-65.( ver Brahma) - Blavatsky - Glossário Teosofico - 5ª Edição, editora Ground)
    Ou seja, a concepção teosofica é perfeitamente definida e clara, embora a compreensão demore um tempo, já que Deus é comumente associado pelos cristãos como um velhinho barbudo laaa em cimam comandando caprichosamente o destino dos mortais a seu bel prazer...
     Ou seja, Deus e o Universo são a mesma coisa para a Teosofia.
  PAZ E LUZ A TODOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário