O CRUZADOR RUSSO KERCH, da classe Kara, foi construído na URSS.
Kerch (em russo: Керчь): | Batimento da Quilha : 30 de abril de 1971 | Lançamento 21 de julho de 1972 | Completado em 26 de dezembro de 1974 | Em serviço na frota do Mar Negro. |
Foi construído no mar negro ( 61 Kommunara Zavod Black Sea Shipyard), ENTÃO NA Republica Socialista Soviética da Ucrânia.
Naquela época a Ucrania possuia alguns dos melhores estaleiros do mundo, graças ao regime Soviético. A Classe Kara, foi desenvolvida como sucessora da classe Kresta II, como um " large anti-submarine warfare ship" (BPK) " , ou seja, Grande navio anti-submarino. A classificação de cruzador é exclusivamente ocidental.
Essas naves , belas a mejstosas, seguiam o conceito soviético de " pau pra toda pbra" , ou seja, os navios soviéticos, seriam obrigados, devido ao tamanho das frotas americanas, muiotas vezes, a lutar sozinhos ou em inferioridade numerica, contra os grupos de batalha dos Estados Unidos, que tinham alem de navios, os avioes dos Porta aviões. Alem disso, os americanos tambem tinham seus submarinos. Logo, os russos e ucranianos foram obrigados a colocar nesses e em outros navio tudo quanto é tipo de armas, para se defenderem de qualquer ameaça, que poderia aparecer de qualquer lugar.
Mas, a prioridade na éṕoca, da Marinha Soviética, era mais o combate contra os submarinos norte americanos. Por isso essa classe, apesar de possuir armas para tudo, deu prioridade para o combate aos sibmarinos. Para isso seu armamento principal eram os misseis SS N 14 Silex.
Alem desse armamentos, o navio possuia forte defesa anti-aérea, atraves dos misseis SA n 3 e SA n 4. Torpedos e canhoes complementavam essas armas.
Segue abaixo a lista em ingles das armas complestas do navio ( da classe Kara em geral)
Armament: |
|
Aircraft carried: | 1 Kamov Ka-25 'Hormone-A' or Kamov Ka-27 'Helix' |
Observe-se que o Kerch e seus irmãos podiam carregar helicopteros, que complementavam a função anti-submarino.
O Kerch, o ultimo navio desta classe que ainda existe, participou de diversos exercícios da Marinha Soviética, sempre servindo no Mar Negro. Em 1986 ganhou o prêmio de melhor navio da Frota Vermelha. Gerações inteiras passaram por esse navio. gerações que viram o fim da URSS e seu triste desmembramento.
O Kerch permaneceu com a Rússia, e ainda ficou na Frota do mar Negro, servindo mesmo durante a guerra contra a Geórgia e atuando na Crise com a Ucrânia, embora já na retaguarda, devido a sua avançada idade.
Infelizmente, esse belo e veterano navio sofreu um incêndio no final de 2014, que mutilou seu sistema de propulsão.
https://www.youtube.com/watch?v=zRMaekndBME
https://www.youtube.com/watch?v=zRMaekndBME
Hoje, o destino do navio é incerto. Ao que eu consegui entender, ele está numa doca seca na Crimeia, em sebastopol eu acho, e o que vai acontecer com ele ninguem tem certeza. Uns dizem que vai ser reformado para voltar a ativa, outros de que vai virar museu, outros de que será demolido.
Espero que vire museu, para preservar a memoria dos sovieticos e russos que serviram a bordo do último de sua raça de navios...
Nenhum comentário:
Postar um comentário